Informativo para Comunidade Escolar

17.04.2020 | 09h48min

Informativo para Comunidade Escolar

Vimos por meio deste, informar e esclarecer tudo que estamos desenvolvendo com toda a equipe pedagógica e professores durante este tempo que estamos em isolamento em decorrência da Pandemia.

Todo este contexto praticamente imposto a todos nós, se tornou um grande desafio em muitos aspectos, o qual nos coloca em constante busca de recursos e métodos para que melhor possamos enfrentar este momento. A Equipe Escolar toda está muito envolvida e com muito trabalho neste período, tudo é muito novo, tudo nos desafia, tudo nos preocupa, tudo nos deixa cada vez mais comprometidos em buscar de tudo que for necessário para melhor conduzirmos este processo de aprendizagem com qualidade em outro formato(EAD) tão novo para nós que estamos acostumados com outra realidade, a presencial. 

As atividades estão sendo enviadas diariamente por meio de nosso Sistema de Ensino PERSEUS, que nos possibilita registrar, enviar arquivos e vídeos por intermédio de nosso portal com acesso da senha do aluno e dos pais. As aulas em vídeos estão acontecendo de acordo com cada disciplina, conteúdo e cronograma enviado aos alunos e seus responsáveis de acordo com todos os  níveis e séries da Educação Infantil ao Ensino Médio.

Nossos professores estão adequando às ferramentas necessárias para cada realidade de turma e disciplina. Os pais e alguns alunos, já possuíam grupos de whatsapp das turmas. Sabemos que este não é um meio de comunicação oficial, mas devido ao quadro que se instalou e a paralisação abrupta, está sendo nosso veículo de informação mais rápido.  

Informamos também que todas as notícias e alterações estão no nosso Site da Escola e nas  Redes sociais. Então gostaríamos da colaboração e acompanhamento dos responsáveis neste meio.

Nós, como Escola, entendemos que cada família tem sua rotina e respeitamos muito. Mas também precisamos manter a qualidade e quantidade necessária de conteúdos para cumprir os aspectos legais conforme determina no Parecer nº 01/2020: CEED-RS (Conselho Estadual Educação do Rio Grande do Sul):

[...]Ou seja, este Colegiado entende que se caracteriza a situação emergencial para o momento atual e que as alternativas possíveis, para validação do ano letivo 2020, podem ser por meio de atividades domiciliares e/ou de reorganização do Calendário Escolar com atividades presenciais, findo o período de excepcionalidade.

8 – Diante do exposto, para garantir o direito à educação com qualidade, à proteção a vida e à saúde de estudantes, professores, funcionários e comunidade escolar, exclusivamente nesse período de excepcionalidade, as atividades domiciliares somente serão admitidas para o cômputo do calendário letivo 2020, nos termos que seguem:

8.3 – as atividades escolares desenvolvidas, nesse período de excepcionalidade, fora do ambiente escolar e computadas para o cumprimento do previsto nos Planos de Estudos e de Curso, serão planejadas e realizadas a partir de materiais didáticos e/ou recursos tecnológicos disponíveis, com registros das mesmas e em consonância com seu Projeto Pedagógico;

8.4 – as atividades desenvolvidas pelas instituições de ensino devem assegurar o padrão de qualidade previsto no Art. 206, inciso VII, da Constituição Federal, e no Art. 3º, inciso IX, da LDBEN;[...]

 

Por isso, a importância de termos as aulas sendo postadas diariamente e dentro do horário de aula por nossos educadores, respeitando o calendário e cronograma escolar do início do ano letivo, as atividades estão indo para casa com a mesma qualidade, dentro das condições e materiais disponíveis neste momento domiciliar, como eram desenvolvidas em sala de aula. O objetivo das aulas serem postadas diariamente é minimizar ao máximo a perda da rotina escolar e os conteúdos durante os meses de quarentena e assim dar continuidade ao currículo escolar buscando o menor impacto na qualidade deste processo de ensino.

Nunca foi tão importante FAMÍLIA x ESCOLA estarem unidos no mesmo propósito, SEUS FILHOS. Contamos com o comprometimento, empenho e colaboração de cada família para o desenvolvimento e acompanhamento destas atividades domiciliares que são preparadas de forma significativa para o desenvolvimento pedagógico de nossos alunos.

Precisamos da colaboração de vocês e esperamos este retorno através das solicitações abaixo:

Atualizem seus contatos em nosso PORTAL EDUCACIONAL, principalmente seus e-mails e telefones, para que assim a nossa comunicação seja ainda mais eficaz o possamos utilizar os e-mails como nosso principal meio informativo.

Enviem e-mail para o professor dando um retorno de como seu filho está conseguindo desenvolver as atividades propostas, assim saberemos se está apresentando alguma dificuldade na compreensão ou na execução das mesmas. Este retorno fará toda a diferença no trabalho que estamos desenvolvendo, pois a partir destas colocações podemos sanar as dificuldades apresentadas.

Desde já agradecemos a cada um de vocês por nos apoiarem e se adaptarem conosco de forma tão rápida neste novo momento de ensino.

 

Atenciosamente,

Equipe Diretiva.

Busca


Contato

UNIDADE CAMAQUÃ
Rua Álvaro Macedo, 125 - Centro
Camaquã/RS
CEP: 96780-052
Fone: (51) 3671.2321
Email: secretariacamaqua@institutodimensao.com.br

UNIDADE GUAÍBA
Rua Vinte de Setembro, 126 - Centro
Guaíba/RS
CEP: 92704-695
Fone: (51) 3480.3307
Email: secretariaguaiba@institutodimensao.com.br

UNIDADE PELOTAS
Rua Dom Pedro II, 855 - Centro
Pelotas/RS
CEP: 96010-300
Fone: (53) 3027.3191
Email: secretariapelotas@institutodimensao.com.br


Veja Também

Você também pode se interessar pelos assuntos relacionados abaixo: